Um estudo conduzido pelo Dr. Fung Yee Wung em 1977-1979, na Universidade Chinesa de Hong Kong, mostrou um aumento de 15% em testes de matemática e ciência para jogadores de xadrez. Entre 1974-1976, os experimentos do belga Dr. Adriaan de Groot, demonstraram um significativo ganho no desenvolvimento cognitivo utilizando os testes de Piaget. Assim como muitos outros artigos científicos que comprovam os benefícios do ensino e prática de xadrez.
Podemos destacar ainda outros aspectos positivos que a cultura do xadrez transmitiu ao longo de sua história secular, como a valorização do conhecimento, o senso crítico para a análise de cenário, pensamento criativo para solução de problemas, autorresponsabilidade pelas escolhas, disciplina, esforço para realização. Também o desenvolvimento da inteligência emocional é estimulado com o autoconhecimento de padrões mentais, autocontrole para tomada de decisões racionais, resiliência para superação de derrotas e automotivação para conquista de vitórias.
Hoje o xadrez é praticado nas escolas do mundo todo como esporte e ferramenta de desenvolvimento cognitivo. Entre em contato e saiba mais sobre como a Casa do Xadrez pode colaborar com sua escola.
Aprender a jogar xadrez nunca foi tão fácil.
Os cursos podem ser ministrados em português, espanhol e inglês.
O que fazer
Cumprir metas
Mostrar o caminho
Coaching
Saber fazer
Ensinar e aprender
Conteúdo de qualidade
Referências internacionais
Como fazer
Metodologia ativa e ágil
Tecnologia digital
Habilidades socioemocionais
Sala de aula invertida